sábado, 23 de agosto de 2014

Possível fim antecipado da linha MOTU Classics?

 
Segundo a Mattel, se não houver o auxílio dos fãs (de novo), a linha pode acabar prematuramente sim.
 

Já tornou-se corriqueiro entre os colecionadores, quase uma tradição, uma "choradeira anual" da fabricante de brinquedos Mattel, por meio de seu porta-voz, Scott "Toy Guru" Neitlich.
 
O apelo sempre se dá pelo mesmo motivo: solicitação de assinaturas para uma wave de um ano inteiro da linha Masters of the Universe Classics (MOTUC); segundo a empresa, se não houver um mínimo de assinantes para garantir a produção das figuras, não seria viável colocá-la no mercado. E para deixar a assinatura mais atrativa, são oferecidas algumas vantagens àqueles que a fizerem, como acessos privilegiados em compras, além de uma figura exclusiva.
 
E desta forma, desde os primórdios da série este esquema de "vendas garantidas" se estabeleceu, assim como os apelos para sua renovação, ano a ano. E convenhamos: é realmente difícil convencer consumidores a comprar no escuro, já que excetuando-se a apresentação de algumas vindouras figuras em convenções, a maior parte do que se está adquirindo é uma incógnita.
 
Personagens cogitados ao lançamento pelo
site The Fwoosh, antes da SDCC 2014.
Mas para o ano de 2015, a coisa talvez tenha mesmo se complicado. Havia um prazo para que fossem feitas as assinaturas do ano que vem, que perduraria até o último dia 18/08; e, segundo a empresa, este número não fora alcançado, chegando a 90% do mínimo necessário. Sendo assim, ontem, 22/08, as assinaturas foram reabertas, para ver se a meta consegue ser alcançada.
 
Poderia até soar como "jogada de marketing" da Mattel, para dar uma última crescida nas vendas. Mas em virtude de eventos recentes, um fim prematuro para os MOTUCs pode mesmo ser anunciado: a sub-assinatura deste ano, a Club Etheria, quase não saiu dada a baixa adesão, e só foi efetivada porque aproximou-se bastante do número mínimo; ano passado a assinatura da linha DC Universe Classics não chegou lá, vivendo hoje um fim melancólico, lançando algumas poucas figuras (provavelmente já prontas de antemão), sem muito esmero, à exceção do vilão Apocalypse (Doomsday), que vem em suas versões com e sem o traje de contenção, para tentar fechar com algum orgulho uma linha que tantos fãs cultivou em sua jornada.
 
Agora, com os MOTUCs postos na berlinda, lançam-se diversos meios para fazê-los continuar: a Mattel tinha como objetivo lançar TODOS os personagens da linha vintage, e como são poucos os que faltam, o "escuro" em que todos compravam antes já "clareou" um pouco. Além disso, já foram mostrados personagens há muito solicitados pelos fãs: Lizard Man, Ninjor, Huntara e Oo-Larr (o "He-Man das selvas", verdadeiro estandarte da fase primordial da mitologia MOTU), além de versões 200X do herói principal, com sua Snake Armor, e do Rei Hssss. Isso sem contar a imagem de uma misteriosa asa branca, que para muitos será da Rainha Angella, outra personagem muito importante.
 
Da esquerda para a direita: Lizard Man, Ninjor, Huntara e Oo-Larr.
 
Um último questionamento, porém, tem de ser feito: por que o interesse pela linha teria caído? Será que não seria porque a Mattel, desde o início, lançava poucos personagens que os fãs queriam entremeados a muitos de baixo apelo, onde se percebia, ao passar um ano de assinatura, poucas figuras que se realmente queria ter? Ou será que o anúncio do fim da coleção criou um "desapego premeditado" nos colecionadores, que agora se voltam para outras séries, ainda ativas e cheias de gás para continuar? Difícil precisar.
 
Bem, muitos se pronunciaram, como o próprio Toy Guru e os Four Horseman, além de vários fãs pelo mundo todo, conclamando os colecionadores a darem mais um ano de vida para os MOTUCs. Surtirá efeito? Muito em breve saberemos, afinal o prazo será fechado novamente na próxima segunda-feira, 25/08... Mas se você quiser fazer sua parte e ajudar, fazendo uma assinatura, o MOTU Brasil lhe facilita o caminho: basta clicar aqui.

3 comentários:

  1. Gostei William! Acrescentaria o seguinte, pq a Mattel não investe no relançamento de algumas figuras de forte apelo para "ajudar" nas finanças da série??????
    Alguns personagens tornaram-se raros, justamente por deficiência no número produzidos!!!!!!!!!! Notei que figuras como Tila, Maligna v1 e Kobra Khan se tornaram ítens raros! E outra, quem daqui não compraria mais alguns packs de TROOPERS??????? NÃO CONSIGO ENTENDER ESSA MATTEL...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Willian! Concordo plenamente e torço como fã da linha desde os personagens Vintage para que ela continue em 2015 ! Acho que o principal motivo da queda no interesse realmente foi o lançamento de figuras não tão populares, principalmente no último ano. Torcendo pra ela continuar!

    ResponderExcluir
  3. Valeu mesmo, amigos! Bem, agora com a assinatura 2015 garantida, vamos ver como ela vai caminhar. Potencial para ser um grande ano ela tem, resta à Mattel saber aproveitar isso. E também concordo que há uma carência grande de personagens do início da coleção, que tornaram-se quase impossíveis de se adquirir, a não ser por preços exorbitantes, e prejudica demais quem começou a colecionar mais tardiamente: com certeza, novos Homem-Fera, Tríclope, Lagartauro, etc, além é claro, dos Horde Troopers, não fariam mal a ninguém, muito pelo contrário.

    ResponderExcluir