domingo, 14 de setembro de 2014

Vida de MOTU


Desta vez temos a contribuição muito legal de um amigo, Luciano Aurélio, que nos enviou um texto bem bacana sobre sua "vida de MOTU". Boa leitura!

Vida de MOTU

Quando era criança, apareceu um desenho novo na Globo que era muito bacana: um cara fortão e seu inimigo, com cara de caveira! Era "He-man e os Defensores do Universo" (não "mestres", como no original); esse desenho era muito bem feito, e na época virou febre no “grupo” onde eu estudava - não sei se é só aqui em Minas Gerais, ou também no restante do Brasil, que nos anos 80 o período dos 4 primeiros anos do antigo primeiro grau era chamado assim.

Eu e outro colega gostávamos muito de desenhar, e ficávamos desenhando o He-Man e o Gato Guerreiro, mas tinha de ser olhando da TV, na época mal existia vídeo-cassete no Brasil (pelo menos não nas casas). A única TV da casa tinha imagem em preto e branco, então eu não sabia quais eram as cores, mas curtia demais o visual.

Um belo dia, em um jornal de domingo, saiu um encarte especial do He-Man com os produtos das Lojas Americanas, com lancheiras, mochilas, brinquedos e tudo mais. Acho que ainda não havia os bonecos, mas tinha uma coisa que para mim valia ouro: um desenho colorido do He-Man na pose de transformação com a espada erguida (ui); aquilo serviu de modelo para os desenhos, até que acabei trocando o encarte com um coleguinha. Acho que foi nesse encarte que descobri que o Panthor era roxo e achei ele muito mais foda que o Gato Guerreiro! Acho até hoje, nas novas versões.

A vida em casa não era das mais fáceis financeiramente falando, mas tive uma infância muito feliz! Em um determinado Natal minha mãe juntou uma graninha costurando, e reservou um brinquedo para mim e um para minha irmã na papelaria do bairro (reservar era quando a pessoa dava um sinal e o lojista deixava o brinquedo separado até dezembro, quando a pessoa terminava de pagar e levava a mercadoria para casa). E o meu foi um He-Man! Muito bacana! Brinquei demais com aquele boneco, assisti praticamente a todos os seus episódios na TV, e depois ainda colecionei o álbum de figurinhas lançado pela Panini . O da She-Ra também tive, mas eu tinha vergonha de confessar que assistia o desenho, e o mantinha escondido.

E assim como chegou, He-Man um dia foi embora da minha vida: a infância ficou para trás, a adolescência chegou, a grade de programação mudou, e a vida seguiu. Depois de adulto e casado, pela internet assisti a um episódio do He-Man, e com aquela trilha sonora veio um turbilhão de recordações: lembrei principalmente de minha mãe me arrumando para ir à escola enquanto eu tentava ver o episódio do dia. Que saudade! Que nostalgia! Então, com o lançamento dos DVDs, comprei a lata com os 12 discos da primeira temporada e depois comprei o restante. Essa semana chegou a primeira temporada de She-Ra.

Comecei a colecionar bonecos dos predadores e comecei a acompanhar o fórum do site Figuras de Ação; lá descobri os Masters of the Universe Classics (MOTUCs), mas não tive vontade de comprar, pois a propaganda negativa era muito forte, he he he he...

Mas neste último agosto de 2014 comprei meus primeiros "buchas" e com aqueles bonequinhos nas mãos fui imediatamente catapultado às propagandas de brinquedos dos anos 80, nas quais eu via os meninos brincando naqueles cenários maravilhosos, com os bonecos dos meus sonhos que eram quase inatingíveis na época, dada a minha situação financeira. As fotos não fazem jus aos bonecos, que apresentam boa pintura, bom acabamento, e um toque de nostalgia, que é o mais importante. Resultado: meus outros bonequinhos perderam o brilho e só tenho olhos para os MOTUCs.

Sei que o momento não é propício devido ao anúncio do fim da linha, mas dane-se! Eu terei quantos for possível, e já curto os "meus buchas"!

Esta é uma linha que tem muito mais do coração dos colecionadores do que qualquer outra que já tive. Não sou "xiita", e não preciso ter todos: se conseguir os principais do desenho já me dou por satisfeito. Tenho saudade da época em que olhava os desenhos com a pureza do olhar de uma criança, que nada rotulava e simplesmente curtia as aventuras.

Às vezes sinto que por mais louco que o mundo esteja, consigo resgatar essa época quando brinco com meu filho e assisto a He-Man e os Defensores do Universo!
Luciano Aurélio é pai, filho, marido, neto, irmão, funcionário público e pseudo colecionador de action figures, filmes, desenhos, livros e games. Curte o presente , o passado, e espera ter mais tempo no futuro.

6 comentários:

  1. vc praticamente resumiu minha vida com essa coleção,passo pelo mesmo problema com o fim da coleção,mas já tenho alguns principais do desenho e te desejo sorte em encontrar

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário, Erivan! Acho que o texto do Luciano resume quase que a totalidade dos fãs de MOTU: uma galera que sente muita saudade dos tempos de infância, e que a resgata por uns instantes, ao ficar admirando a atual coleção MOTUC. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Caraca , igual a minha historia rsrsr , Hoje sou colecionador tbm de MOTUC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, amigo! Acho que, no final das contas, o texto resume as infâncias de cada um de nós, he he he... Obrigado pela visita!

      Excluir
  4. eu tinha todos eles eu não me lembro se eu tinha o gato guerreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, amigo. Mais legal pra mim, ainda, é este meu post ainda ser encontrado e apreciado, mesmo depois de tanto tempo... Acho que devia ressuscitar este blog aqui, o que acham?

      Excluir